segunda-feira, 26 de setembro de 2016

As maravilhas da gravidez #2

Depois de saber que estava grávida a saga seguinte foi marcar consulta no Centro de Saúde.

Ficam já a saber que primeiro têm de marcar uma consulta normal e só depois é que vão ter a consulta da saúde materna.

Nesta gravidez aconteceu-me de tudo, mas já vos vou contando os pormenores.
Primeiro tentei marcar consulta pela net. Cheguei lá no dia marcado e a senhora diz me que não tem nenhuma consulta marcada no meu nome. Depois de ver com melhor atenção vi que o problema não era do Centro de Saúde, mas meu. Tinha ido lá uma semana mais cedo, mas como a senhora assumiu que o problema era do programa, eu calei-me a ver se a coisa pegava e tinha consulta no dia. O nosso SNS funciona tão bem ou tão mal  que quando as coisas correm mal ninguém duvida que o problema é mesmo deles. Nem mesmo quem lá trabalha.

Resultado: não consegui consulta. Solução: ligar no dia seguinte às 8h da manhã para marcar uma consulta, porque vagas normais só no mês seguinte e já não haviam vagas de urgência para aquele dia. Conclusão: faltei a tarde ao trabalho e a manhã do dia seguinte, porque quando finalmente consegui falar com alguém do CS, já só havia vaga para as 11h30.

E lá fui. Ninguém confirmou se eu estava mesmo grávida. Não fizeram teste de sangue. Eu podia ser uma maluquinha que chegava ali, marcava consulta e dizia que estava grávida sem estar e todas as consultas seguintes decorreriam normalmente até à primeira ecografia.

A médica marcou-me as primeiras análises,  a primeira eco e a primeira consulta de saúde materna. Deixou-me várias recomendações e lá segui eu a minha vida.

Nesta altura estava grávida de poucas semanas, um mês se tanto. Queria contar a toda a gente, mas o facto de ser uma gravidez tão recente não me permitiu. Podia não correr bem. Assim cosemos a boca e guardamos segredo até fazer os 3 meses ou melhor, até fazermos a primeira ecografia que foi às 15 semanas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

As opiniões vêm aqui.